![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUpLcpeIsdLnGend1CeqtT7LKlzpCNAxf5AQ-PnI8Kz6YvCeo4lc1JyBGVPsgZMiyjNSurZjpRf-8XpXs4R3tpBR9_f47YWRjydd-zu9HkBkoOvfTU7S_XpL9uoqvd_gDv2uqI6G5gBbmk/s320/asteca.jpg)
Civilização Asteca
Povo guerreiro, os astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI.. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco.
A sociedade asteca era hierarquizada e comandada por um imperador, chefe do exército asteca. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides).
Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por aproximadamente 500 cidades, que pagavam altos impostos para o imperador. O império asteca começou a ser destruído em 1519 com as invasões espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e tomaram grande parte dos objetos de ouro dos astecas. Não satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forçando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da região.